Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Frugalidade: Um estilo de vida

Afinal, o que é isto de ser frugal?

É ser simples, leve, poupado. É sermos felizes com o que temos, ambicionando apenas aquilo que temos disponibilidade financeira para comprar. É conseguir dizer não a algumas tentações que não nos fazem falta, e saber dizer sim ao que realmente precisamos.

Bem, dito isto, e para quem já leu a página "sobre mim" acha uma contradição. Não é de todo. Quem é frugal, ao saber onde aplicar o dinheiro a fazer escolhas no dia-a-dia, consegue fazer poupanças bastante grandes. O dinheiro poupado, seja muito ou seja pouco (consoante o vencimento e despesas de cada família), poderá aplicar-se em projectos de maior dimensão, tais como: a compra de uma casa, amortização de créditos, poupar para a reforma, poupar para os estudos dos filhos, investir.

No entanto, a frugalidade não reside no minimalismo. Eu considero-me frugal, porque tento poupar dinheiro, sem abdicar de:

- Luxo. Por exemplo, adoro malas! Pequenas, grandes, pretas, coloridas, adoro! No entanto, não compro porque não preciso. Tenho 2 malas da marca Cavalinho que me vão durar a vida toda pela sua excelente qualidade. Custaram-me os olhos da cara, mas caramba, põem as outras 5 que tenho a um canto!

- Artigos repetidos. Por exemplo, temos 2 arcas congeladoras verticais (bem grandes, por sinal). Tendo em conta as necessidades da nossa família, optámos por comprar a segunda. Perguntam vocês - onde estará a poupança? Poupámos dinheiro na medida em que ambas foram adquiridas no outlet, em que os electrodomésticos novos com defeito (alguns eram meros riscos na lateral!) o preço descia em cerca de 30%! Dá para acreditar?! Por outro lado, cá para casa, não se compram microondas, nem robots de cozinha.

- Casa recheada. Não gosto muito de casas despidas, seja cortinados, tapetes, móveis de apoio, candeeiros. Ainda falta muita coisa nesta casa, mas se ainda não comprámos, é porque ainda não tivemos orçamento para isso. A solução que encontrámos é a de restaurar artigos provenientes do sótão dos nossos avós. Tenho a garagem cheia de projectos por iniciar! Mais uma vez, o ambiente e a carteira agradecem.

- Entre outros que vou falando aqui no blog.

Portanto, ser frugal é saber poupar dinheiro sem abdicar de ter uma vida com qualidade. O mais importante de todo este processo é o que fazer com o dinheiro poupado. Algumas pessoas poupam para a reforma, outras pagam antecipadamente os créditos, outras investem, e ainda há outras que fazem estas três juntas.

3 comentários: