Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A maquilhagem no meu estilo de vida



Lá por ser moderada a gastar dinheiro, não quer dizer que não invista em maquilhagem. Como qualquer mulher que goste de andar bem arranjada e bonita, a maquilhagem também é importante e deixa de ser um assunto fútil quando se trata da auto-estima de uma pessoa.


A frugalidade não implica andar desleixada e desmazelada só para não gastar dinheiro, mas sim aplicar o dinheiro em algo que se tenha a certeza que se vai gastar ATÉ AO FIM, para que não se ande sempre a comprar. 

Antes de eu enveredar por este estilo de vida, comprava bastante maquilhagem, muita da qual nem chegava a usar porque não gostava e acabava por dar a amigas, e outra que usava umas vezes e deixava para um canto esquecida até que se estragava e tinha que deitar fora.

Na correria das manhãs cá em casa, entre as idas à casa-de-banho às 7h10 do Gustavo e da Constança, dos pés descalços da Benedita porque a malandra tirou as meias e tenho que me apressar a vesti-la porque senão também tira as calças do pijama; entre vestir e despir a Constança porque não gosta do vestido, nem da saia e lá consigo pôr-lhe uma camisola da princesas da Disney que ela goste; entre a Benedita a espalhar no chão tudo quanto seja elásticos dos cabelos, bandeletes, Pinipons e Little Pet Shops; entre conseguir vesti-los todos, arrumar camas e quartos e mandá-los para baixo para tomarem o pequeno almoço antes das 7h50, consigo finalmente pôr um pouco de cor nesta cara!

Tenho o suficiente e necessário para mim: Base, Pó, Corrector, Sombras, Lápis e Rimel.
Se eu gostava de ter mais maquilhagem? Gostava. Se eu queria ter mais maquilhagem? Queria. Se eu preciso de mais maquilhagem? Não.

É o princípio da frugalidade. Saber distinguir o querer do precisar!

2 comentários:

  1. Estou a adorar este teu novo blog Andreia.
    Identifico-me tanto contigo na forma como giro as coisas lá em casa, sem que conscientemente assumisse que sou frugal.
    Este tema do querer / precisar é um exercício muito importante, especialmente quando somos bombardeados diariamente com supostas necessidades que na verdade não temos. Tenho-o sempre em mente cada vez que compro algo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana! Ainda bem que gostas do meu novo blog :) As compras são uma tentação, não haja dúvida, mas ter apenas o necessário deixa-nos tempo, espaço e dinheiro para o que realmente é importante. Beijinhos grandes

    ResponderEliminar