Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Um Natal simples sem gastar muito dinheiro



Cá em casa já se fez a decoração de Natal no dia 1 de Dezembro, como é tradição. Os nossos filhos mais velhos vêem muita magia nesta época, com tantas luzes e cores. A nossa casa nova até que ficou bonitinha com a decoração natalícia, quando for para a arrumar é que vão ser elas! 
Gostamos todos bastante desta época, seja pelas decorações, pelas músicas que se ouvem pelas ruas e/ou nas lojas e pelas noites frias em que se acende a lareira.

Os miúdos mais velhos já sabem o que querem pedir ao pai Natal e, felizmente, são crianças que ficam felizes com o que recebem. Não pedem muitas prendas, apesar de as receberem, porque a família ainda é grande.

Pela primeira vez, o Natal vai ser comemorado na nossa casa, e não na casa dos pais e dos sogros, e há que planear muito para não descarrilar no orçamento de Dezembro:


- Saber quantas  pessoas vêm para almoçar e/ou jantar e planear as refeições com antecedência, sabendo de antemão que refeição fazer com as sobras. 
- Planear as compras de supermercado com antecedência, aproveitando promoções.
- Enviar postais de Natal apenas para família e amigos chegados que efectivamente estejam longe.
- Moderar o impulso de comprar prendas para todos os adultos.  
- Comprar apenas um presente para cada criança, incluindo os filhos.
- Ajudar apenas uma instituição de caridade. No Natal somos "bombardeados" com tantos peditórios e gostávamos de ajudar todos, mas é preferível ajudar um pouco mais apenas um que nos sensibiliza mais.
- Não comprar mais decorações natalícias e fazer pelo menos um DIY apenas com materiais que temos em casa.
- Guardar parte do subsídio de natal  para os meses mais complicados do ano, como o Janeiro e o Fevereiro.

Não é fácil sermos contidos nesta altura de consumismo, mas um Natal sem muitos exageros também é Natal.

1 comentário: