Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Tenta fazer o maior número de refeições com o que tens em casa


Um dos maiores aliados (senão o maior) para uma boa gestão do orçamento no supermercado é o congelador. Para a nossa família de 5 pessoas, temos o frigorífico, que tem um congelador muito pequeno, e ao lado uma arca vertical. Ficam ambos na cozinha principal e guardo lá o que vamos usando no dia-a-dia: carnes, peixes, pão, legumes para a sopa, gelados, entre outros. Na cozinha do anexo, temos outra arca vertical que se liga apenas na altura do ano em que se matam os porcos e também quando se começam a colher os legumes das culturas. Quando começa a ficar vazia novamente, volto a desligá-la e reorganizo tudo na outra arca, de maneira a economizar esse pouco de electricidade.

Desta vez, veio parar cá a casa uma super-abóbora, uma caixa cheia de nozes (que não me apetecia nada partir) e feijão verde que, quando chegou a altura de o preparar para congelar, já tinha gasto metade para fazer sopa.


Perde-se algum tempo a lavar e cortar, e principalmente a partir, mas chega-se ao fim com uma ou duas prateleiras cheias. Podia ter feito doce de abóbora, mas preferi guardar toda para fazer sopa, porque cá em casa, só eu é que o ia comer. A sopa toda a gente come.

Tenta-se armazenar sempre se pode comprar em quantidades maiores (a um preço mais baixo), ou sempre que alguém oferece, como foi este o caso. 

Quando voltar às compras de supermercado, não vou precisar de comprar abóbora e nozes tão depressa e é esse dinheiro que poupo. 

1 comentário:

  1. Também faço isto :) mas um dos pontos do meu orçamento que acho que ainda não está controlado é mesmo o supermercado :(
    Tenho de me focar nisso :)
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar